SSD que pesa 1 grama e tem capacidade para até 512 GB estará no mercado em breve. O que a Samsung andou aprontando?

Posted by Mini Drive on 2016-06-01

A Samsung anunciou o primeiro SSD NVMe PCIe, e também já iniciou a produção em massa do dispositivo. O que esse SSD tem de especial? Ele é o menor e mais potente SSD já colocado no mercado. Conheça o PM971-NVMe.

Ele armazena até 512 GB de arquivos e pesa apenas 1 grama.

Graças à tecnologia TurboWrite, esse pequeno aparelho pode rodar a 1,5 gigabyte por segundo, além de gravar a 900 MB/s. Isso tudo numa pequena peça do tamanho de uma moeda. De acordo com a Samsung, o chip é um pacote BGA, e mede 20 mm x 16 mm x 1.5 mm. Isso equivale a 16 memórias de 48 camadas V-NAND Flash de terceira geração.

Jung-bae Lee, vice-presidente da equipe de engenharia da Samsung Electronics, declarou: "O novo SSD BHA NVMe (PM971-NVMe) triplica o desempenho de um SSD SATA típico, no menor tamanho possível, com uma capacidade de armazenamento alcançando os 512 GB".

A empresa vai disponibilizar o SSD em três versões de armazenamento, 128 GB, 256 GB e 512 GB, e deve estar disponível no mercado a partir de junho ou julho.
Segundo a Samsung, o desempenho do PM971-NVMe equivale a transferir um filme Full HD de 5 GB em apenas 3 segundos — ou baixar o vídeo em 6 segundos. Comparando com os HDDs, por exemplo., ele é 1,5 mil vezes mais rápido que as peças de armazenamento tradicionais.

  • HDD: 120 IOPS em processo de leitura randômica

  • SSD NVMe PCIe: entre 150k e 190k IOPS em leitura randômica

O que nós podemos esperar dos próximos computadores, depois de conhecer essa nova tecnologia? Com esse novo SSD, os computadores podem ficar ainda mais leves e finos, e finalmente poderemos ver baterias de longa duração. E afinal, será que os próximos MacBooks poderão vir com uma pequena adição da Samsung?


Older Post Newer Post


0 comments


Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published