Apple contrata ex engenheiros da uBeam e surgem rumores sobre o lançamento do iPhone com carregamento sem fio

Posted by Mini Drive on 2016-05-18

Ontem, o portal The Verge soltou a informação de que a Apple contratou dois ex engenheiros da Start Up uBeam, empresa focada em tecnologias de carregamento sem fio. Caso alguém ainda não saiba, o iWatch já possui uma tecnologia que permite carregar a bateria sem o uso de cabos. Porém esse sistema requer que o dispositivo esteja em contato com a fonte de energia o tempo todo. Ou seja, para recarregar o seu iWatch é necessário retirá-lo do seu braço e colocá-lo em contato com o dispositivo de alimentação de energia.

A proposta da uBeam é criar uma forma recarregar a bateria dos dispositivos sem cabos e sem a necessidade de contato, o carregamento seria feito por proximidade. A uBeam arrecadou 20 milhões de dólares para o projeto, porém, até agora não apresentou nenhum modelo comercialmente viável. O interesse da Apple em contratar esses engenheiros não foi divulgado pela empresa. Porém, esses não foram os únicos funcionários que a Apple contratou com experiência em carregamento sem fio. Nos últimos dois anos a Apple contratou mais de uma dúzia de funcionários com experiência nessa área. Como o sistema de carregamento usado no iWatch não é tão interessante para ser aplicado no iPhone, esse pode ser o grande diferencial da do smartphone para os próximos lançamentos.

No começo desse ano o Bloomberg reportou que a Apple estaria pretendendo liberar o carregamento sem fio para o lançamento do iPhone em 2017. De acordo com essa matéria da Bloomberg, o objetivo da Apple é apresentar um sistema de carregamento sem fio que seja mais funcional do que elegante. Entenda, o carregamento por contato não permite o uso do smartphone enquanto ele está sendo carregado, ele precisa ficar conectado ao suporte. Se a Apple conseguir apresentar um modelo de carregamento por proximidade, que seja comercialmente viável, isso significa que em breve você poderá carregar seu iPhone enquanto se movimenta com ele dentro de um cômodo. É fácil notar a diferença de funcionalidade entre os dois sistemas.

A Apple não confirmou que a contratação desses engenheiros seja focada no desenvolvimento de uma tecnologia de carregamento por proximidade. Porém, o The Verge fez um comentário com o qual nós concordamos. “É difícil imaginar que essa não seja uma área que a Apple não esteja, pelo menos, investigando”. Existem muitas questões sobre o carregamento sem fio a serem resolvidas, antes de podermos ver o primeiro dispositivo com essa tecnologia no mercado, o carregamento por contato já é menos eficiente que o carregamento com cabos de energia, e o carregamento por proximidade deve apresentar a mesma deficiência. A Apple vai precisar mesmo desses novos engenheiros para começar a vender essa tecnologia.

Focou animado com esses rumores sobre a Apple e o carregamento sem fio?
Nós, com certeza, ficamos

 


Older Post Newer Post


0 comments


Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published